Hartec IV – Acordes de Empréstimo modal

Acordes de empréstimo modal

O uso de determinadas harmonias, pertencentes ao tom escolhido, podem se tornar esteticamente inapropriadas em certas situações. É o caso em que o uso de empréstimos de acordes de outros modos se torna prática corrente.
Um dos acordes mais inadequados ao uso na harmonia tonal é o do VII grau do Modo Maior – VIIm(b5) – por várias razões. Argumenta-se em tratados de harmonia que o VIIm(b5), também chamado de acorde de sétima da sensível, tem um intervalo incômodo na sua base – o trítono. O argumento de ser um acorde instável prejudicaria o seu uso. Além disso o intervalo de trítono o vincula demasiadamente ao acorde de sétima da dominante – V7. O acorde de sétima da sensível – VIIm(b5) – pode ser considerado como a parte superior do acorde de sétima da dominante com nona maior – V7(9).
O acorde VIIm(b5) pode passar por modificações de modo que seu uso se torne confortável. Pode-se em determinada situação alterar descendentemente a nota fundamental de modo que o trítono desapareça e ele se transforme em um acorde maior, formado por uma tríade maior com sétima maior – bVII7M. A alteração modifica inclusive a sua função: ele deixe de ser um acorde de tensão com clara função de dominante e passa a ter função ambígua, podendo ser considerado tanto de dominante como de subdominante.
O mesmo procedimento que produziu a alteração no VII grau do Modo Maior pode ser realizado no II grau do Modo Menor, que na qualidade de relativo, origina no II grau do Modo Menor o mesmo acorde gerado no VII grau do Maior. O segundo grau do Modo Menor torna-se uma tétrade maior – bII7M.
Observe-se que o procedimento aplicado ao II grau do Modo Menor produz o mesmo resultado da alteração conhecida como sexta napolitana, em que a tríade diminuta, gerada no segundo grau do Modo Menor, torna-se tríade maior.
É muito usual a inclusão da nota do quinto grau no acorde, que, por convenção, recebe a cifra #11. O acorde é, neste caso, representado assim: bII7M(#11).

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